quarta-feira, 16 de junho de 2010

Gravidez - Perguntas e Respostas!!!

Ao descobrir que estava gravida uma amiga minha ofereceu-me um livro muito util:




Vamos ser Pais
Guia de Gravidez, parto e pós-parto



Livro este escrito por Elisenda Roca e Carlota Basil.



Elisenda Roca é jornalista, mãe e, por razões profissionais acompanhou muitas histórias de grávidas. Carlota Basil é ginecologista, ou seja, alguem, para quem a gravidez é assunto diário de trabalho e relações e humanas.


O livro é basicamente constituido por perguntas e respostas e como tenho achado interessante vou partilhar algumas com voces.


Passo a citar algumas duvidas normalmente existentes no inicio da gravidez...


O que determina se é menino ou menina?
Depende do pai ou da mãe?
Depende sempre do pai. O que determina o sexo é uma dotação cromossómica. Os cromossomas sexuais são: XX na mulher e XY no homem. O óvulo da mulher incluirá sempre o cromossoma X, já que não pode ser de outra maneira. Por outro lado, os espermatezoides do homem transportam o X ou o Y.
Se o espermatezoide X se junta ao óvulo (X), será uma menina (XX). Se o espermatezoide que fecha o óvulo (X) é Y, será um menino (XY). Portanto quem determina o sexo do bebé é o espermatezoide vencedor, ou seja, o pai.
A ignorancia, aliada ao machismo, fazia com que no tempo dos avós se ouvissem coisas tão incriveis como as seguintes : «Esta mulher só sabe parir meninas», ou « Pobre homem, a mulher não lhe dá o varão que tanto deseja.» Um perfeito disparate, mas a verdade é que ainda há muitos ignorantes à solta no nosso planeta....


Sinto-me péssima: não consigo deixar de fumar. O que faço?
Se és uma fumadora compulsiva, se já tentaste desisitir e ficaste sem unhas ao trepar pela parede ameaçando toda a gente: tem calma. Reduzir a quantidae será uma grande vitória. E esperamos que o nosso comentário não sirva de desculpa para continuares a fumar que nem uma louca. Estamos a falar em reduzir o consumo para oito cigarros por dia, no máximo. Se puder ser quatro, tanto melhor. E lembra-te: se desistires agora, será beneficio não só para ti como também para o teu bebé.


(Eu tive a sorte de enjoar ao tabaco na altura dos enjoos e aproveitei a onda pra nunca mais pegar hehe)



Tenho mais sono do que antes. Porquê?
Po causa so aumento de progesterona. É um sintoma clarissimo da gravidez. É uma mistura de cansaço e sono que pode agudizar-se com o evoluir da gestação. É normal. Descana agora que podes e que os outros vão compreender.
Muda na medida do possivel o teu titmo de vida. Isso não quer dizer que deixes de trabalhar e te feches em casa, mas sim que encares a tua vida com mais calma. Se o teu corpo te pede para ires dormir antes da hora habitual, cede!


Tenho náuseas logo pela manhã e não consigo conter os vómitos. Haverá solução?
Tem calma. Se estás desesperada por seres daquelas futuras mamãs que não dão um passo sem vomitar, tem paciencia e acalma-te. As nauseas e os vómitos que costumam aparecer no inicio da gravidez desaparecem como por magia depois do terceiro mês. Por outro lado, o teu médico poderá receitar alguma coisa para te aliviar.
Não te esqueças que o teu sistema gastrointestinal também muda com o teu novo estado, ou seja, o estomago esvazia-se mais lentamente e a digestão também é mais lenta, provocando este mal-estar nalgumas mulheres; ocorre sobretudo de manhã, mas a intensidade varia consoante a mulher e a gravidez.




Continua.....





























Sem comentários:

Enviar um comentário

Dêm a vossa opinião, partilhem as vossas experiencias, estou completamente à disposição! :) Sejam bem vindos e voltem sempre!!